Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1391-1

Poster (Painel)


1391-1

Fotografia, Ciência e Educação: diálogos em criação.

Autores:
HUMBERTO CAPAI1, GUARACIRA GOUVEA1
1 UNIRIO - Universidade Fedral do Estado do Rio de Janeiro, 2 UNIRIO - Universidade Fedral do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:
Trata-se de estudo teórico que identifica a fotografia como elemento contemporâneo de diálogo entre professor e aluno, entre Homem, Ciência, Educação e o mundo, capaz de potencializar uma atividade vital para o desenvolvimento destas relações e atividades humanas: a criação. Baseia-se em autores como Paulo Freire, Walter Benjamin e Vilém Flusser, dentre outros, numa postura dialógica, utilizando-se do olhar desses autores para a leitura de recortes de experiências fotográficas do último século ligadas à Ciência. Aponta também nos eventos fotográficos recortados e nos autores citados, a presença da criatividade e suas possibilidades ampliadas frente às novas tecnologias e formas de comunicação, sendo capaz de propiciar o estabelecimento de novas relações e paradigmas emancipatórios. Propõe-se igualmente trazer referências bibliográficas segmentadas entre Ciência, Educação, Filosofia e Fotografia para a discussão e para a realização nos meios educacionais dos meteóricos e recentes fenômenos da Comunicação e da Fotografia.

Palavras-chave:
 Fotografia, Diálogo, Ensino de Ciências, Educação, Criatividade


Agência de fomento:
FAPERJ