Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1373-1

Poster (Painel)


1373-1

Contribuições do Método de Estudo de Caso na formação do perfil profissional de alunos de um Curso Técnico de Química

Autores:
Mirele Sanches Fernandes1, Tania Denise Miskinis Salgado1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Este trabalho analisa as contribuições da aplicação do método de Estudo de Caso no componente curricular Corrosão de um Curso Técnico de Química integrado ao Ensino Médio. Nesta pesquisa, que metodologicamente se constitui como um estudo de caso, integrando aspectos qualitativos e quantitativos, casos investigativos foram elaborados e utilizados para o desenvolvimento de habilidades de argumentação, de trabalho em grupo, de tomada de decisão, entre outras, necessárias para a formação integral dos futuros profissionais. Para a coleta de dados elaborou-se um questionário para avaliação do método pelos próprios estudantes. A análise dos resultados apontou a adequação do método para sua aplicação no Ensino Profissional Técnico de Nível Médio, pois na opinião dos estudantes houve melhorias nas habilidades de investigação na busca de soluções para resolver problemas, de comunicação oral e escrita, essenciais para sua formação como cidadão e para sua inserção no mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Palavras-chave:
 estudo de caso, habilidades, corrosão