Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1370-1

Poster (Painel)


1370-1

Formação continuada para o uso das tecnologias no ensino de Ciências: mudança no sentido pessoal de uma professora

Autores:
DIOGO, Rodrigo Claudino1, GOBARA, Shirley Takeco2
1 IFG - CÂMPUS JATAÍ - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de Goiás, 2 UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo:
Este trabalho analisa a mudança do sentido pessoal atribuído por uma professora de Ciências do ensino fundamental ao papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de Ciências. Os dados foram coletados no decorrer de uma formação continuada de professores de Ciências e de Matemática, de abordagem aberta, direcionada à apropriação das TIC e seu uso na atividade docente. A formação foi realizada segundo os preceitos da teoria da atividade de Leontiev e de desenvolvimentos posteriores feitos por Engeström. Essa formação fez parte de uma pesquisa que, em seus aspectos metodológicos, aproximou-se da intervenção formativa proposta por Engeström. Por meio das ações realizadas, a docente passou a entender as TIC como um instrumento capaz de favorecer a aprendizagem dos alunos. O surgimento de um novo sentido atribuído a uma atividade – no caso, aulas de Ciências mediadas pelas TIC – é uma evidência de apropriação de conhecimentos

Palavras-chave:
 formação continuada, sentido pessoal, tecnologias da informação e comunicação, teoria da atividade