Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1365-1

Poster (Painel)


1365-1

Formação continuada em Ciências Exatas e prática docente: problematizando a cultura escolar

Autores:
GONZATTI, Sônia Elisa Marchi1, QUARTIERI, Marli Teresinha1, GIONGO, Ieda Maria1, CORBELLINI, Alessandra1, KREIN, Karina Taís1
1 UNIVATES - Centro Universitário Univates

Resumo:
Este trabalho apresenta reflexões teórico-metodológicas sobre as práticas pedagógicas no ensino de Ciências Exatas, baseado em aportes teóricos sobre alfabetização científica e a cultura escolar como elemento constitutivo fundamental do conhecimento profissional dos professores. Para isto, foram realizados encontros de formação continuada em uma escola pública parceira localizada no município de Teutônia, RS, visando problematizar a prática docente no âmbito dos Anos Iniciais. Um dos encontros explorou o estudo das frações e outro trabalhou com conceitos de Astronomia, temas demandados pelos professores. Os participantes dos encontros foram convidados a responder questionários de avaliação acerca das atividades e problematizações propostas nos encontros, por meio de questionário on-line do Google Docs. Este material está em fase inicial de análise, pois o trabalho com a escola iniciou no segundo semestre de 2016. Portanto, este trabalho apresenta resultados preliminares e aponta perspectivas de continuidade.

Palavras-chave:
 Anos Iniciais, formação continuada, cultura escolar, ensino de Ciências Exatas, alfabetização científica