Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1360-1

Poster (Painel)


1360-1

A experimentação na ordem discursiva do ensino de ciências

Autores:
LS1, GNMOURA1, Chaves, SN1
1 UFPA - Universidade Federal do Pará

Resumo:
Nesta pesquisa traçamos um panorama histórico dos modos pelos quais a experimentação passa a ocupar lugar de verdade na ordem do discurso da educação científica. Com aportes teóricos dos estudos de Foucault montamos uma perspectiva para ver, em diferentes artefatos, como livros, filmes, kits e entrevistas com pesquisadores da área, como a experimentação, torna-se fundamento qualificador do ensino de ciências. A teia discursiva permite ver que a experimentação se institui como elemento balizador do bom ensino científico por meio de enunciados produzidos em vários campos institucionais. Ver a experimentação de tal ângulo é pensá-la como verdade histórica desalojando certezas, abrindo espaço para ensaiar outras configurações para o ensino de ciências.

Palavras-chave:
 Ensino de Ciências, Experimentação, Discurso


Agência de fomento:
Universidade Federal do Pará