Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1355-1

Poster (Painel)


1355-1

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO AÇÃO POTENCIALIZADORA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores:
FRISON Marli Dallagnol3,2, DUARTE, Newton2, WYZYKOWSKI, Tamini3
2 UNESP - Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, 3 UNIJUI - Univ Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Resumo:
Neste texto apresentamos resultados de uma pesquisa que acompanhou o movimento de um grupo de professores de Ciências durante a produção de uma proposta de reorganização curricular e interdisciplinar, denominada Situação de Estudo. Discutimos potencialidades e necessidades formativas para a efetivação de mudanças curriculares e as implicações desse movimento no desenvolvimento profissional dos professores. A pesquisa propôs ações em escola de Ensino Médio e investigou sobre elas, sendo, portanto, uma pesquisa-ação (CARR; KEMMIS, 1988); envolveu professores e estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública e professores de uma universidade comunitária. Os dados foram produzidos a partir das gravações dos encontros de estudo e planejamento e analisados com base em Moraes e Galiazzi sobre a Análise Textual Discursiva (ATD). A interpretação contou com o apoio teórico de Tardif, Stenhouse e Maldaner, dentre outros. Resultados apontam o trabalho coletivo e interdisciplinar como ação potencializadora no desenvolvimento profissional docente.

Palavras-chave:
 autonomia docente, currículo escolar, desenvolvimento profissional, saberes docentes


Agência de fomento:
Fapergs e Capes