Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1330-1

Poster (Painel)


1330-1

Formação de Professores Ciências, Química, Física e Tecnologia: a ACT pela Circulação de Ideias

Autores:
LAMBACH, M.1, NIEZWIDA, N.R.A.2, RICHETTI, G. P.4, HUSSEIN, F.R.G.S.1, FERNANDES, G. W. R.3
1 UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2 UNAM - Universidad Nacional de Misiones, 3 UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 4 UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo:
O propósito do trabalho é discutir como estão sendo desenvolvidos os processos de formação inicial e continuada de professores no que se refere à Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), buscando evidenciar os princípios adotados em três situações pedagógicas ocorridas em instituições distintas, mas que comungam na busca da ACT em espaços de formação de professores. A análise das situações, a partir dos fundamentos epistemológicos de Ludwik Fleck, evidencia que as ações desenvolvidas pelos participantes têm conquistado na mudança de compreensão do que seja o trabalho do cientista em relação à ciência e à tecnologia e o seu papel social.

Palavras-chave:
 Alfabetização Científica e Tecnológica, Formação de Professores de Ciências e Te, Ludwik Fleck, Circulação de Ideias