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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1328-1

Poster (Painel)


1328-1

Abordagem de conteúdos conceituais e procedimentais em Física através da mediação de atividades investigativas e simulações computacionais

Autores:
Paulo Celso Morais Martins1, Simone A. Fernandes1, Thiéberson da Silva Gomes1
1 UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo:
O ensino de Física pode ser fortalecido com o uso de ferramentas computacionais, na qual softwares educacionais são alternativas expressivas e eficientes para o desenvolvimento cognitivo e procedimental dos estudantes e, utilizado por professores como uma estratégia pedagógica e didática. As simulações podem ser vinculadas às atividades investigativas a ponto de exigir do aluno uma análise criteriosa de situações desafiadores e reflexivas, buscando neles uma coerência ao estruturar ideias através da utilização de conceitos e procedimentos associados à descrição matemática, tomada de variáveis, verificação dos desafios propostos. Este trabalho apresenta a descrição dos resultados da análise de uma situação problema utilizando o software Modellus com um guia de atividades baseado no diagrama V de Gowin. Sua forma de estrutura e organização evidencia a necessidade que os estudantes exponham suas ações, discussões, e conceitos utilizados durante a análise dos eventos físicos, desenvolvendo uma ação exploratória e interativa com o software.

Palavras-chave:
 Ensino por investigação, Simulações, Situação-problema