Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1313-1

Poster (Painel)


1313-1

Concepções dos estudantes do PROEJA com Técnico em Meio Ambiente sobre a disciplina de Física

Autores:
Faria M.S.1, Arantes A.R.1
1 UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Resumo:
Este trabalho investigou a concepção dos estudantes a respeito do currículo de Física no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA). Com esta pesquisa buscamos analisar as concepções dos estudantes a respeito da Física que aprendem: se gostam, se veem relação do que aprendem em Física com as outras disciplinas e o que eles propõem de melhoria. Foi aplicado um questionário aberto a 51 estudantes na Escola Estadual de Uberlândia, em Minas Gerais, a ofertar a modalidade; o curso Técnico escolhido foi em Meio Ambiente. Os dados foram analisados por meio Análise Textual Discursiva, mostrando que as concepções dos estudantes do PROEJA não são diferentes das de estudantes de outras modalidades de ensino, de forma que foi possível perceber que é preciso mais do que saber as concepções dos estudantes para responder à pergunta desta pesquisa.

Palavras-chave:
 Currículo, Física, Educação profissional, Educação de Jovens e Adultos


Agência de fomento:
Fapemig