Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1304-1

Poster (Painel)


1304-1

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DA EJA ACERCA DO TEMA TECNOLOGIA DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores:
Caires, S.1, TESTA BRAZ DA SILVA, A.M.2
2 CEFET-RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonse, 3 IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio d

Resumo:
A pesquisa teve como objetivo analisar à luz das Teoria das Representações Sociais (TRS) os conteúdos científico-tecnológicos que os alunos da educação de jovens e adultos (EJA) possuem em uma escola do município de São Gonçalo – RJ. Foi aplicado um questionário para 19 alunos de uma turma de ensino médio multisseriada. Foram utilizados os recursos do software Atlas.ti para a análise dos questionários. Os resultados apontaram as necessidades que os alunos possuem de dialogar sobre diversos temas e a insuficiência do ensino quando é relacionado apenas às disciplinas do currículo já existente. A ausência de um conhecimento mais amplo e não compartimentado, focado em disciplinas na forma de estanques ou até mesmo conteúdos que não conseguem trazer nenhum sentido para a vida do aluno da EJA, traz a estes alunos, uma proposta de ensino incapaz de elaborar um pensamento crítico para que possam interagir em sociedade.

Palavras-chave:
 EJA, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, TECNOLOGIAS DIGITAIS