Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1292-1

Poster (Painel)


1292-1

Dificuldades apresentadas por estudantes do 2º ano do Ensino Médio em compreender o fenômeno observado durante a realização de uma experiência

Autores:
Rocha, T.A.S1, Marques, N.P1, Teixeira, G.J2, Espir, I.F2, Paixão, G.A2, Epoglou, A2
1 UFU - Universidade Federal de Uberlândia , 2 FACIP/UFU - Faculdade de Ciências Integradas do Pontal

Resumo:
O ensino de Eletroquímica pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes da realidade em que vivem. Todavia, pesquisas anteriores discutem dificuldades apresentadas por discentes e docentes em relação a esse tema. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar os resultados de duas atividades de um plano de aula executado em três turmas de 2º ano do Ensino Médio. O foco da discussão é a realização de um experimento sugerido pelo livro didático adotado pela professora para introduzir os conceitos de oxidação e redução, a Vitamina C como agente redutor - interação com o permanganato de potássio. Com base nas respostas apresentadas pelos estudantes, notamos que os mesmos não conseguiram relacionar a mudança de cores com o processo de oxidação-redução como era previsto pela realização do experimento.

Palavras-chave:
 eletroquímica, ensino de química, experimentação


Agência de fomento:
FAPEMIG