Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1291-1

Poster (Painel)


1291-1

Agroecologia e Ensino de Ciências: desafios e tensões na Educação do Campo

Autores:
Marilia Gaia1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
O objetivo deste texto é discutir a relação da Agroecologia com o Ensino de Ciências na Educação do Campo, partindo do referencial do materialismo histórico dialético. Mais do que considerar a Agroecologia como tema transversal, estratégia de Educação Ambiental, abordagem de CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) ou tema gerador nas escolas do campo, porém, sem desconsiderar estes referenciais, faz-se necessária a compreensão da Agroecologia atrelada à materialidade da vida no campo, mais ainda, atrelada à transformação desta realidade. Nesta perspectiva, o ensino de ciências na Educação do Campo carrega desafios na construção de uma escola que assuma a Agroecologia como matriz formativa, uma escola que considere o agroecossistema como unidade de análise, em uma compreensão mais ampla das relações entre ser humano e natureza.

Palavras-chave:
 Escola do campo, Formação de professores, Materialismo-histórico-dialético


Agência de fomento:
Não se aplica