Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1288-1

Poster (Painel)


1288-1

ESTILOS DE PENSAMENTO SOBRE NATUREZA: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores:
PARREIRAS, M.M.M.1, COUTINHO, F.A.1,1
1 UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, 2 UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Resumo:
Este ensaio é parte de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento, cujo objetivo é identificar os estilos de pensamento sobre natureza presentes em licenciandos em Educação do Campo, área Ciências da Vida e da Natureza, com vistas a contribuir para discussões sobre formação docente. Apresenta-se uma análise preliminar de dados, obtidos via questionário e grupo focal, de um dos quatro grupos formados, constituído por seis participantes e organizado conforme inserção em coletivos de pensamento similares: são egressos de escolas “do campo”; possuem militância em movimentos sociais e, ainda, são filhos de pais lavradores. Em linhas gerais, identificaram-se cinco estilos de pensamento distintos, sendo que alguns parecem derivar de influências diretas desses coletivos de pensamento e, consequentemente, sinalizando para a necessidade de uma articulação mais próxima da academia com tais coletivos, a fim de desenvolver processos educacionais de caráter cada vez mais intercultural, em convergência com a especificidade desse público.

Palavras-chave:
 educação do campo, estilo de pensamento, formação docente, natureza


Agência de fomento:
CAPES