Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1286-1

Poster (Painel)


1286-1

INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PESQUISA NO ENSINO MÉDIO: DUAS IMPORTANTES ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores:
ALVES, M.R.1, LINDNER, E.L.1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Este artigo apresenta um relato de pesquisa que discute o incentivo à iniciação científica e à pesquisa no Ensino Médio, por meio da oferta de grupos de pesquisa em ciências. O estudo foi aplicado com oito alunas do segundo ano do Ensino Médio em uma escola do município de Osório, no Rio Grande do Sul. O principal objetivo do estudo foi verificar as contribuições de um grupo de pesquisa para a formação técnico-científica do estudante do nível médio. Para isso, foi implantado o grupo intitulado Educação, ética e cidadania: desenvolvendo saberes através da ciência. Foram realizados dez encontros com atividades variadas que possibilitaram a vivência em ambiente de pesquisa. Os registros das atividades foram realizados em cada encontro e postados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle). Este grupo proporcionou, em diferentes momentos, espaços de troca de conhecimento, despertando a promoção de ações que possibilitem às alunas interagirem em suas comunidades.

Palavras-chave:
 iniciação científica, ensino médio, estratégia de aprendizagem, grupos de pesquisa