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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1275-1

Poster (Painel)


1275-1

Instrumento para validação de intervenções educacionais nas pesquisas em ensino de Ciências

Autores:
Lídia Moreira1, Ana Paula Miranda Guimarães2, Amanda Amantes1
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia, 2 IFBA - Instituto Federal da Bahia

Resumo:
O objetivo do presente estudo é analisar a validação por juízes de uma intervenção educacional e discutir a importância da validação de intervenções nas pesquisas em ensino de Ciências. Inicialmente, planejamos e construímos uma intervenção para a abordagem de sistema nervoso contextualizado ao tema “drogas”, direcionada a estudantes do Ensino Médio. Posteriormente, elaboramos um barema para validação pareada da intervenção por juízes, a fim de avaliar se o desenho das aulas estava coerente com os objetivos de ensino e de desenvolvimento propostos. A validação da intervenção foi analisada de forma descritiva e a partir do coeficiente Kappa. A análise dos dados revela que a intervenção foi validada. Os procedimentos metodológicos apresentados nesse estudo, voltados para a validação por juízes de uma intervenção são importantes para conferir maior adequação e coerência à investigação e pode contribuir no sentido de se discutir com mais propriedade a eficácia das intervenções no contexto escolar.

Palavras-chave:
 Validação, Intervenção Educacional, Pesquisa em ensino