Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1274-1

Poster (Painel)


1274-1

Análise de diferentes sentidos e significados atribuídos ao conceito de ácido-base no contexto de uma comunidade de prática

Autores:
SILVA, F. C. V. 1, AMARAL, E. M. R.2
1 UFRPE/UAST - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, 2 UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Resumo:
O presente trabalho apresenta a análise de diferentes sentidos atribuídos ao conceito de ácido-base no contexto das profissionais da beleza capilar. Para isso, construímos diagramas de padrões temáticos (Lemke, 1997) a partir das respostas dessas profissionais a uma entrevista. A entrevista foi semiestruturada e englobou questões relacionadas às experiências com diferentes procedimentos que implicam no manuseio ou que estão associados a produtos com ácidos (ou bases). Analisamos relações semânticas existentes entre diferentes termos, científicos ou cotidianos, usados pelas entrevistadas, buscando identificar os sentidos atribuídos ao conceito de ácido-base no contexto dessa comunidade. De maneira geral, “ácidos” estão associados aos efeitos obtidos quando são utilizados em procedimentos rotineiros dos salões, a exemplo das escovas progressivas e hidratações capilares. Acreditamos que essas ideias podem ser discutidas para situar conceitos químicos, contribuindo para que a aprendizagem ocorra de forma situada.

Palavras-chave:
 contexto, padrões temáticos, cabeleireiras, química do cabelo