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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1261-1

Poster (Painel)


1261-1

As concepções dos licenciandos em química sobre contextualização

Autores:
Ana Paula Hilário Gregório1, Enio de Lorena Stanzani2
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina, 2 UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo:
A presente pesquisa teve como objetivo investigar as concepções dos licenciandos do curso de Química da Universidade Estadual de Londrina sobre contextualização. Os estudantes responderam a um questionário para posterior análise das concepções ao longo do processo formativo. Para análise dos resultados, fundamentou-se a organização e interpretação dos dados na abordagem metodológica da Análise de Conteúdo, fundamentada nos referenciais teóricos de Lawrence Bardin e Roque Moraes. O resultado da pesquisa evidenciou que o conceito de contextualização não é homogêneo ao longo do processo formativo e que a concepção que a maioria dos estudantes apresentam associa a contextualização como uma mera exemplificação dos fatos cotidianos em detrimento do seu verdadeiro significado que poderia refletir em ações pedagógicas condizentes para a formação de cidadão críticos.

Palavras-chave:
 contextualização, ensino de química, formação inicial de professores