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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1256-1

Poster (Painel)


1256-1

A definição do Corpus no Levantamento Preliminar: potencialidades para o Ensino de Ciências

Autores:
Júlio César Lemos Milli1, Simoni Tormohlen Gehlen2
1 UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, 2 UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo:
O presente estudo investiga desafios e potencialidades da Análise Textual Discursiva (ATD) no processo de Investigação Temática (IT), tendo como foco a etapa do Levantamento Preliminar, isso porque, pesquisas em Ensino Ciências apresentam indicativos de fragilidades no desenvolvimento dos pressupostos freireanos nesta etapa. Metodologicamente, foram desenvolvidas articulações teórico-metodológicas entre a definição do corpus da ATD com a caracterização da codificação ao vivo da IT, estudada durante o levantamento de informações sobre o município de Santa Luzia/BA. Dentre os resultados, explicita-se a relação teórico-metodológica “O Levantamento Preliminar de um corpus com múltiplas dimensões” que configurou o início do desenvolvimento das etapas da IT no referido município. Assim, evidenciaram-se potencialidades na caracterização da história e cultura do município, bem como na seleção de informações pertinentes ao desenvolvimento da análise, as quais podem ser discutidas e ampliadas no âmbito do Ensino de Ciências.

Palavras-chave:
 Paulo Freire, Investigação Temática, Análise Textual Discursiva


Agência de fomento:
CNPq, Capes, Fapesb.