Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1235-1

Poster (Painel)


1235-1

A Lembrança Estimulada por Vídeo como ferramenta de análise dos modos gestuais de licenciandos de Química

Autores:
Aizawa, A.3,1,2, Giordan, M.1,2, Silva Neto, A.B.3,1,2
1 USP - Universidade de São Paulo, 2 LAPEQ - Lab. de Pesq. em Ensino de Química e Tecnologias Educativas, 3 PIEC - Pós - Graduação Interunidades em Ensino de Ciências

Resumo:
A técnica de Lembrança Estimulada por Vídeo (LEV) foi utilizada como uma ferramenta para a construção da percepção gestual de três licenciandos de Química a partir de uma perspectiva multimodal. No intuito de validar as análises desta percepção, empregamos uma análise comparativa de categorias inspiradas nas funções semióticas de Lemke (2009) na entrevista de LEV com categorias gestuais (KENDON, 2004) e de proxêmica no registro audiovisual das aulas destes licenciandos. O resultado desta comparação contribuiu para o aprofundamento da compreensão das funções gestuais pelos licenciandos e de como os modos semióticos se articulam para promover o processo de construção de significados em sala de aula.

Palavras-chave:
 confibialidade, entrevistas, gestos, multimodalidade, lembrança estimulada por vídeo


Agência de fomento:
CNPq