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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1225-1

Poster (Painel)


1225-1

Escolas Indígenas: desafios à introdução do ensino de Ciências no ensino fundamental

Autores:
Maria do Carmo Mizetti1,1, Maria do Rocio Teixeira1, Ivan Krolow3
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul , 2 UFRGS - Universidade Federal do Rio grande do Sul, 3 UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Resumo:
A inclusão dos povos indígenas à educação, no Estado do Rio Grande do Sul, é incontestável, sendo impulsionado, principalmente, a partir da promulgação da Carta Magna em 1988. Este trabalho investigou as escolas indígenas do Estado, face aos desafios para implementação do ensino de Ciências. Os dados foram levantados por questionário misto e por entrevistas não-dirigidas, aplicadas em 10% do espaço amostral global, realizadas nas escolas indígenas do Estado. Indubitavelmente,ainda existem poucos professores da etnia Kaingáng e Guarani nas escolas do Estado; a introdução dos conteúdos de Ciências ocorre nos últimos anos do ensino fundamental; os professores não dispõem de acervos e de bibliotecas alinhados com as demandas destes povos para efetivação do ensino de Ciências.

Palavras-chave:
 Educação, Inclusão, Escola