Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1223-1

Poster (Painel)


1223-1

A iniciação científica infanto-juvenil como ferramenta de aprendizagem para os aspectos que relacionam o CTS

Autores:
PANTOJA, A.L.P.1, CONTENTE, C.R.P.1, CAJUEIRO, D. D. da S.1,2
1 UNAMA - Universidade da Amazônia , 2 UFPA - Universidade Federal do Pará

Resumo:
O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de verificar de que maneira a construção de um projeto de iniciação científica infanto-juvenil realizado no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA) sobre “Realidade Aumentada” contribuiu para a aprendizagem dos alunos em relação aos aspectos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, partindo da análise de vídeos, áudios e anotações feitas pelos alunos durante as etapas referentes à construção desse projeto. Percebe-se que os alunos apontam que todas as ferramentas tecnológicas foram desenvolvidas em benefício à sociedade e cabe ao indivíduo ponderar a forma mais adequada à sua utilização. A reflexão feita diante do impacto que essa tecnologia causou contribuiu para o entendimento do pilar principal do ensino CTS: criticidade sobre a relação Ciência e tecnologia e seus papéis e influencias no âmbito social

Palavras-chave:
 CTS, Clube de Ciências, Iniciação cienti