Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1220-1

Poster (Painel)


1220-1

ANÁLISE DOS OBSTÁCULOS GNOSIOLÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores:
BOMFIM, M.G.1, Gehlen, S. T1
1 UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo:
Este trabalho analisa a manifestação de Obstáculo Gnosiológico dos professores da EJA de uma Escola em Ilhéus. A partir da constatação desse Obstáculo, estruturou-se um Processo Formativo pautado nos pressupostos freireanos, buscando compreender como o curso poderia auxiliar na superação dos Obstáculos. O estudo foi divido: a) entrevistas semi-estruturadas com professores que atuam na EJA; e b) um curso com esses professores seguindo as etapas da Investigação Temática para a obtenção e desenvolvimento de um Tema Gerador. As informações foram obtidas por meio das videogravações do curso e das entrevistas semi-estruturadas, as quais foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, constatou-se indícios da superação do Obstáculo, especificamente, na superação da concepção linear da construção do conhecimento científico, evidenciada nas etapas da Legitimação e Redução do Tema Gerador. Em síntese, corrobora-se a ideia de que Processos Formativos pautados nos pressupostos freireanos podem auxiliar na superação dos Obstáculos Gnosiológicos

Palavras-chave:
 obstáculo gnosiológico, abordagem temática freireana, formação de professores, EJA


Agência de fomento:
Cnpq e Fapesb