Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1213-1

Poster (Painel)


1213-1

Ilha interdisciplinar de racionalidade: o potencial do complexo do Ver-o-Peso como contexto para aprendizagem de Ciências Naturais

Autores:
TRINDADE SOUZA, Jorge Raimundo da1, VALENTE, Alexandre da Silva2, ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de1, BRITO, Licurgo Peixoto de1
1 UFPA - Universidade Federal do Pará, 2 EAUFPA - Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, 3 UFPA - Universidade Federal do Pará, 4 UFPA - Universidade Federal do Pará

Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de verificar o potencial do complexo do Ver-o-Peso (Belém-PA) como contexto para aprendizagem de Ciências Naturais. Nesta proposta o complexo torna-se tema para a construção de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR) na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Assim, desenvolvemos uma pesquisa com 30 alunos, concluintes do curso de Ciências Naturais, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas as sínteses das IIR construídas pelos alunos, após uma visita ao complexo. Os resultados apontam que existe ampla variedade de conhecimentos no complexo do Ver-o-Peso que podem proporcionar o desenvolvimento de IIR, refletindo na construção de uma aprendizagem dinâmica e participativa com a atribuição de significados. Conclui-se que o Ver-o-Peso é um ambiente adequado para a construção de atividades experimentais utilizando a abordagem CTS, a partir de IIR, evidenciando a relação entre os conhecimentos científicos e o cotidiano.

Palavras-chave:
 Ilha Interdisciplinar de Racionalidade, Ensino de Ciências, Ver-o-Peso