Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1211-1

Poster (Painel)


1211-1

Ensino de ecologia e pensamento crítico

Autores:
SILVA, Carolina P.1, AVANZI, Maria Rita2, MÓL, Gerson de Souza3,4
1 UNB - Universidade de Brasília, 2 UNB - Universidade de Brasília, 3 UNB - Universidade de Brasília

Resumo:
O ensino de Ciências com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) visa à formação de cidadãos críticos, capazes de decidir sobre questões sociocientíficas e ambientais, sendo fundamental, para isso, o pensamento crítico (PC). Este trabalho objetivou identificar se estudantes do 2o ano do Ensino Médio expressam PC sobre questões socioambientais ligadas ao tema agrotóxicos. Os dados foram gerados a partir de uma redação feita pelos estudantes e sua análise deu-se por análise de conteúdo. Apesar de os textos revelarem opiniões ainda muito baseadas nos meios de comunicação de massa, alguns estudantes demostraram visões com uma análise mais profunda das informações às quais tiveram acesso. Os resultados indicaram a necessidade de abordagens mais contextualizadas no ensino de ciências, que propiciem o desenvolvimento de PC sobre as relações CTSA.

Palavras-chave:
 pensamento crítico, CTSA, educação ambiental, agrotóxicos