Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1209-1

Poster (Painel)


1209-1

A utilização da Realidade Virtual e Aumentada no Ensino de Ciências no Brasil

Autores:
França,C.R1, Silva, T. da2
1 UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul, 2 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
É notório o avanço da Realidade Virtual e Aumentada(RVA) nas duas últimas décadas, assim como a potencialidade das mesmas para a área educacional. A utilização dessas tecnologias na área do entretenimento, como simuladores de voos e dirigibilidade de um modo geral, vem avançando no Brasil e inclusive adotadas por órgãos que preparam os motoristas e pilotos de aeronaves. O setor industrial tem investido em RVA, assim como a área da saúde e as forças militares. Este levantamento bibliográfico busca evidenciar este crescimento exponencial de ambas as áreas, bem como separadamente e o quanto que já se tem iniciativas voltadas para o Ensino, mais especificamente para o Ensino de Ciências com ênfase em Física.

Palavras-chave:
 realidade virtual e aumentada, ensino de ciências, tecnologia educacionais