Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1205-1

Poster (Painel)


1205-1

A Educação em Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um olhar contemporâneo a partir da literatura brasileira de revistas de ensino

Autores:
LEONARDO SALVALAIO MULINE1, ISABELA CABRAL FÉLIX DE SOUSA1
1 FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Resumo:
Apresentamos um olhar para a literatura na área de Ensino em Ciências e Matemática sobre o tema Ensino de Ciências nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, procurando compreender como este é tratado pelos pesquisadores. Realizamos uma revisão em quatro revistas da área de ensino publicadas entre 2010 e 2016, na região Sudeste do país (nos estratos A1, A2 e B1 da classificação dos qualis da CAPES de 2016). Após a leitura dos trabalhos, construímos nove categorias: espaços não formais; divulgação científica; formação inicial e continuada dos professores; história e filosofia da ciência; livro didático; práticas pedagógicas; movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; avaliação e currículo. Os resultados desta pesquisa qualitativa documental indicaram que esta discussão ainda é incipiente e concentra-se no desenvolvimento de alternativas didáticas e na formação inicial e continuada de professores. Assim, este trabalho defende que há certa carência de discutir outras vertentes nesta fase da educação básica.

Palavras-chave:
 ensino de ciências, ensino fundamental, séries iniciais , prática pedagógica