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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1202-1

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1202-1

Formação inicial de professores de Química no estado de São Paulo: perfil profissional e campo de atuação

Autores:
Roberta Guimarães Corrêa1, Rosebelly Nunes Marques2
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, 2 USP - Universidade de São Paulo

Resumo:
A formação inicial de professores constitui uma das etapas do percurso formativo do professor. Os cursos de graduação em química possuem autonomia para a construção de seus projetos pedagógicos e são norteados por diretrizes presentes na legislação brasileira, estruturam cursos que influenciam a formação da identidade profissional dos futuros licenciados. O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa sobre informações contidas nos sítios de instituições de ensino superior no estado de São Paulo. Na pesquisa, procurou-se identificar o perfil profissional traçado para os egressos dos respectivos cursos e informações sobre o mercado de trabalho ou áreas de atuação. De maneira geral, a análise dos sítios institucionais apresenta o ensino como uma possibilidade de atuação profissional entre outras atividades possíveis, e não como um eixo fundamental para a estruturação de cursos de graduação.

Palavras-chave:
 Formação inicial de professores, Química, Perfil Profissional, Campo Atuação