Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1197-1

Poster (Painel)


1197-1

As Contribuições do PIBID para a Formação Inicial de Professores de Ciências/Biologia segundo ex-bolsistas

Autores:
Isabela Bozzini1, Marcos dos Santos Silva1
1 UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Resumo:
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa de bolsas para alunos de licenciatura que possibilita uma integração entre universidade e escola. Este trabalho tem como finalidade levantar as contribuições do PIBID para a formação inicial de professores do curso de Ciências Biológicas de uma universidade do interior de São Paulo na perspectiva dos ex-bolsistas. Para tanto, foram realizadas entrevistas com ex-bolsistas que atuam como docentes. Os principais resultados apontam que há diversas contribuições do PIBID para a formação inicial dos professores, sendo elas: a importância do grupo; professores experientes como referência, contribuições teórico-metodológicas; participação nas etapas do processo de ensino, aproximação da profissão, impactos no curso de graduação e inserção profissional. Financiamento Parcial CAPES.

Palavras-chave:
 PIBID, aprendizagem da docência, formação inicial docente


Agência de fomento:
Parcial CAPES