Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1191-1

Poster (Painel)


1191-1

A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação

Autores:
Luiz Henrique Martins Arthury3, Eduardo Adolfo Terrazzan2
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, 4 UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Resumo:
Apresentamos alguns resultados de uma pesquisa que objetivou estabelecer um conjunto de parâmetros para um tratamento didático da Natureza da Ciência, junto a alunos de Física do Ensino Médio. Para esse fim, elaboramos uma unidade de ensino composta por textos sobre o desenvolvimento da Gravitação, com um olhar epistemológico baseado nos elementos da epistemologia de Lakatos, juntamente com apresentações eletrônicas e atividades baseadas nos assuntos trabalhados. Por meio dessa pesquisa, caracterizada como qualitativa, obtivemos dados que permitiram a constituição de um conjunto de parâmetros e sugestões para uma implementação adequada de nossa proposta.

Palavras-chave:
 Gravitação no Ensino Médio, História e Filosofia da Ciência, Natureza da Ciência, Relatividade Geral no Ensino Médio