Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1190-1

Poster (Painel)


1190-1

Imagens de Ciência e Cientistas nos Filmes “Frankenstein”

Autores:
SILVA, K. R.1, CUNHA, M. B.1
1 UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo:
Os filmes comerciais apresentam um caráter construtivo, sendo capazes de produzirem ou reproduzirem significados a partir das imagens que estão sendo transmitidas. Com isso, este trabalho selecionou dez filmes com a temática “Frankenstein”, considerado como um clássico do cinema, lançados entre 1910 e 2016. A partir da descrição e análise dos filmes, percebemos que a maioria das representações de cientistas nestes filmes, são homens e pertencentes a famílias ricas. Apenas dois filmes trazem cientistas mulheres em seu enredo e, em um dos filmes o cientista é uma criança. Em relação à profissão destes cientistas, em oito filmes o cientista é um médico, enquanto em um é estudante da escola básica e, o outro é um estudante de filosofia natural. Com isso, percebemos que é possível desenvolver atividades em sala de aula, que proporcionem a discussão sobre as imagens transmitidas de Ciência e, de cientistas nos meios fílmicos.

Palavras-chave:
 ensino de ciências, meio fílmico, percepção de ciência