Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1181-1

Poster (Painel)


1181-1

Concepções de futuros professores de Química acerca dos processos de inclusão na Educação Básica

Autores:
CAMARGO, C.P.1, STANZANI, E.L.2, VERASZTO, E.V.4, CAMARGO, E.P.2
1 USP - Universidade de São Paulo, 2 UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 3 UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 4 UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções de licenciandos em Química acerca dos processos de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) na Educação Básica. Foi proposto que os licenciandos respondessem a um questionário com o objetivo de levantar suas primeiras ideias acerca dos processos de ensino aprendizagem considerando a presença de alunos com NEE no contexto educacional. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativo, as respostas foram categorizadas, a posteriori, utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo. Como resultados, evidenciamos que os futuros professores de Química apresentam dificuldades tanto conceituais, com relação a termos e definições, como práticas, na perspectiva da Educação Inclusiva e da Educação Especial.

Palavras-chave:
 educação inclusiva, formação de professores de química, alunos com necessidades educacionais esp


Agência de fomento:
Capes