Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1175-1

Poster (Painel)


1175-1

A utilização de um conto de suspense e atividades investigativas na promoção do engajamento disciplinar produtivo em aulas de química.

Autores:
MUNAYER, T.K.A.1, DOS SANTOS, C. G.1, SOUZA, G. P.1
1 UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto, 2 UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto, 3 UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo:
Elaboramos um conto de suspense, sobre ciência forense, o qual aborda a utilização de impressões digitais na investigação criminal. A ciência forense, além de permitir trabalhar com vários conteúdos da química de forma contextualizada, pode ser atraente e motivadora, já que vem sendo amplamente divulgada em seriados, filmes e aplicativos de celulares. Um conto de suspense e atividades investigativas podem promover um ambiente de aprendizagem de química em que ocorra o engajamento disciplinar produtivo (EDP) dos estudantes, tal como proposto por Engle e Conant (2002). Os resultados dessa pesquisa mostram que essa abordagem de ensino pode aumentar o interesse e participação dos alunos.

Palavras-chave:
 contos de suspense, atividades investigativas, engajamento disciplinar produtivo, ciência forense


Agência de fomento:
não