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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1170-1

Poster (Painel)


1170-1

A docência na Educação em Ciências: um olhar para as políticas neoliberais

Autores:
LEAL, M. L.1, ROCHA, A. L. F.1, AMORIM, M. B.1, MAESTRELLI, S. R. P.1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
As mudanças ocorridas nas políticas públicas para a educação no Brasil estão intrincadas a acordos internacionais que possuem forte viés econômico. Tais mudanças estão expressas no currículo, na avaliação, nos materiais didáticos, bem como no financiamento oferecido às instituições de ensino. Sob a luz das transformações ocorridas no Ensino de Ciências no Brasil nas últimas seis décadas, este artigo tem como objetivo trazer uma análise geral de como as mudanças das políticas públicas da educação, ligadas a interesses internacionais, afetam o profissional docente em atuação. Identificamos que, a partir de diversas políticas públicas, tal influência instaura e intensifica a perda de autonomia do professorado brasileiro culminando na desvalorização e burocratização da docência.

Palavras-chave:
 formação de professores, neoliberalismo, autonomia


Agência de fomento:
CAPES