Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1166-1

Poster (Painel)


1166-1

As histórias em quadrinhos e sua relação com o ensino de Ciências: aproximações e reflexos nas dez últimas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)

Autores:
PIZARRO, M. V.1
1 IFPR - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARANÁ

Resumo:
O uso de diferentes recursos para ensinar Ciências, tornando-a mais envolvente e dinâmica, parece ser a chave para que novas gerações optem pela carreira científica: é nesta variedade de recursos que se encontram as histórias em quadrinhos. O presente trabalho tem por objetivo detectar a presença de trabalhos que envolvam as histórias em quadrinhos como recurso didático em atas das últimas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) bem como apresentar as propostas de práticas pedagógicas desses trabalhos. A pesquisa, de cunho qualitativo, fez uso da análise documental e de conteúdo para discutir esses trabalhos. Os resultados apontam um crescimento do tema nas últimas sete edições do evento, apresentando práticas com quadrinhos em Biologia, Física e Química. Esses resultados reforçam o impacto positivo do uso desse recurso bem como a necessidade de pesquisas que explorem as potencialidades desse material.

Palavras-chave:
 ensino de ciências, alfabetização científica, histórias em quadrinhos