Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1162-1

Poster (Painel)


1162-1

A racionalidade técnica na ação pedagógica do professor

Autores:
Slonski, G.T.1, Rocha, A. L. F.1, Maestrelli, S.R.P.1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
Este artigo apresenta uma revisão teórica que busca apontar a racionalidade técnica como um fator possivelmente condicionante da prática pedagógica docente impedindo a reflexão crítica devido à mecanização e à desapropriação da docência. Discutimos a inserção da racionalidade técnica na dimensão educativa brasileira e na história do Ensino de Ciências, defendendo que tal racionalidade vem burocratizando a mente e a prática docente, oprimindo e desumanizando professores e alunos, em benefício de uma elite dominante. Ao refletir sobre a contradição entre a qualidade ética e a qualidade técnica do ensino, baseadas em racionalidades opostas e constatando a hegemonia do modelo tecnicista sobre a formação e a prática docente, identificamos no referencial teórico analisado alguns elementos típicos dessa ideologia adaptativa.

Palavras-chave:
 racionalidade técnica, formação docente, prática pedagógica