Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1158-1

Poster (Painel)


1158-1

Concepções sobre surdez e a formação do professor de Ciências no contexto de um curso de difusão

Autores:
Juliana Renovato Vizza1, Josely Cubero1, Celi Rodrigues Chaves Dominguez1
1 EACH/USP - Escola de Artes Ciências e Humanidades – USP

Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo analisar o desenvolvimento das concepções sobre surdez para futuros professores de Ciências da Natureza, no contexto de quinze encontros de um curso de difusão oferecido em uma Universidade pública. Foram coletados dados através de questões abertas e de múltipla escolha durante a primeira e oitava aulas do curso. Para a última aula do curso, solicitou-se a elaboração e apresentação de um plano de aula adequado ao contexto de inclusão de surdos em aulas de Ciências com maioria de alunos ouvintes. A análise dos dados foi realizada por comparação dos dados dos questionários e confrontação com as intenções pedagógicas expressas nos planos de aula. Os resultados indicam mudanças para as concepções sobre surdez e inserções de adaptações físicas, metodológicas e de interações sociais adequadas ao atendimento de surdos nos planos de aula em escolas de inclusão.

Palavras-chave:
 Formação de professores, ensino de ciências, aluno surdo, metodologias de ensino