Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1149-1

Poster (Painel)


1149-1

Ensino e aprendizagem de botânica por meio de investigação por pesquisa e produção colaborativa de material didático

Autores:
Fernando Santiago dos Santos1
1 IFSP SRQ - IFSP campus São Roque

Resumo:
Conhecimentos botânicos são tão importantes para a formação dos estudantes quanto os de outras áreas biológicas. A forma como isso é trabalhado com os alunos parece não ter a mesma relevância que todo esse saber. Vários autores têm salientado que o ensino de botânica na educação básica talvez seja um dos mais prejudicados dentre os saberes da biologia. Apresentamos resultados de uma metodologia democrática e colaborativa aplicada junto a 20 alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma IES federal paulista no segundo semestre de 2016. Objetivou-se promover a interação entre os participantes, compartilhar saberes acadêmicos e de senso comum entre os colegas e fomentar a voz ativa de cada um dos integrantes. Os participantes produziram e apresentaram materiais didáticos variados. É possível haver protagonismo estudantil e produção de material didático sem as amarras de um sistema de ensino com aulas expositivas, provas e trabalhos voltados meramente a cobranças pontuais.

Palavras-chave:
 botânica, ensino e aprendizagem, investigação por pesquisa, materiais didáticos, produção colaborativa