Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1123-1

Poster (Painel)


1123-1

Concepções e expectativas pedagógicas de graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul sobre o estágio obrigatório.

Autores:
DIAS, C. M. A.1, TARTAROTTI, E.1
1 UFMS - Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo:
Os estágios obrigatórios desenvolvidos nas licenciaturas possuem como principal objetivo interligar conhecimentos específicos, pedagógicos e práticos para futura práxis do professor. Objetivando analisar anseios e concepções sobre o estágio, esta pesquisa investigou a compreensão, expectativa e anseios didáticos pedagógicos de alunos do 4° período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFMS sobre o estágio, por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Observamos que os participantes pretendiam seguir a carreira de professor com predominância de escolhas pelo ensino superior. Os graduandos atribuíram ao estágio a função de aproximá-los da realidade profissional do ambiente escolar e relacionaram seus anseios didáticos pedagógicos a essa percepção desejando materiais didáticos que elucidem e os orientem sobre a futura práxis como professor. A pesquisa indica a necessidade da formação reflexiva que atribui sentido às ações desenvolvidas durante o estágio e auxilia no enfrentamento das variáveis presentes no desenvolvimento do estágio obrigatório.

Palavras-chave:
 Formação inicial de professores, Estágio obrigatório supervisionado, Professor Reflexivo