Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1121-1

Poster (Painel)


1121-1

APROPRIAÇÃO DO DISCURSO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PELAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores:
MEDRADO, F.1,2, SELLES, S. E. 2
1 IFF - Instituto Federal Fluminense, 2 UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Resumo:
Este trabalho tem como principal objetivo compreender de que maneira o discurso de integração curricular vem sendo apropriado pelas pesquisas em Educação em Ciências e verificar o que nos apontam as recentes pesquisas desta área no que tange à perspectiva de integração dos saberes. Para isto analisa-se a produção relativa à integração curricular nos trabalhos publicados nos três últimos ENPECs (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências). Foram encontrados 70 artigos relacionados às seguintes palavras-chave: interdisciplinaridade, pluridisciplinaridade, integração curricular e temas transversais. A grande maioria destes artigos refere-se à interdisciplinaridade como via prioritária de integração. A pesquisa aponta que embora a origem da teorização interdisciplinar esteja fortemente ligada ao cotidiano dos alunos, os trabalhos de integração via interdisciplinaridade parecem objetivar a aprendizagem de conceitos específicos disciplinares, relegando a um segundo plano o próprio interesse dos alunos.

Palavras-chave:
 Integração Curricular, Interdisciplinaridade, pluridisciplinaridade, temas transversais


Agência de fomento:
CNPQ e FAPERJ