Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1118-1

Poster (Painel)


1118-1

Construção de Sequências Didáticas na Formação Inicial de Professores: Ensinando Bioquímica na Perspectiva do Paradigma Emergente

Autores:
ANDRÉ, W. D. S.1, COUTO, J. A.1, SÁ, R. G. B.1, CARNEIRO-LEÃO, A. M. A.1, ARAÚJO, R. V. S.1, AQUINO, R. S.2
1 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2 IF SERTÃO-PE - Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Resumo:
A presente pesquisa buscou analisar um conjunto de sequências didáticas (SDs) elaboradas por um grupo de estudantes de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da UFRPE, atreladas ao projeto Bioquímica no Cotidiano, o qual envolve a construção de novas abordagens para trabalhar a Bioquímica no âmbito da Biologia do Ensino Médio, fornecendo um ambiente que articula ensino, pesquisa e extensão. Mediante orientação metodológica baseada no Paradigma Emergente, cada licenciando elaborou uma SD teórico-prática com o tema da Bioquímica de livre escolha, sendo justificadas e avaliadas conforme Méheut, e aplicadas no IFPE em seis turmas do Ensino Médio. A construção das SDs durante a formação inicial de professores permitiu uma nova forma de ensinar e aprender, corroborando para o desenvolvimento de indivíduos mais críticos e reflexivos em relação à construção de novos saberes.

Palavras-chave:
 Ensino de Bioquímica, Formação de Professores, Paradigma Emergente, Sequência Didática