Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1104-1

Poster (Painel)


1104-1

Da leitura da palavra à leitura de mundo: Uma possibilidade poética entre alfabetizações nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores:
Gisele Santos Goedert1, André Luís Franco da Rocha1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina , 2 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
Buscando contribuir com a discussão a respeito da Alfabetização Científica, este trabalho foca seus esforços no ensino de ciências proposto a alunos dos anos iniciais. Em meio a um processo de Alfabetização e Letramento buscamos analisar as representações e criações poéticas de alunos sobre a influência da luz na produção das cores. A amostra selecionada é analisada a partir da análise de conteúdo e demonstra a associação entre a leitura de mundo e leitura da palavra proposta por Paulo Freire na produção de conhecimentos próprios à visão de mundo infantil.

Palavras-chave:
 Alfabetização, Alfabetização Científica, Poemas