Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1100-1

Poster (Painel)


1100-1

Formação do professor: Reconhecendo-se na Alfabetização Científica

Autores:
Pereira, P.D.1, Pralon, L.H.1
1 UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:
Este artigo apresenta parte das reflexões oriundas de um grupo do PPGEdu/UNIRIO, onde foram debatidos artigos científicos que trouxessem para discussão, o conceito de Alfabetização Científica e suas relações. Com o propósito de dialogar sobre a relação de AC e a Formação de Professores dos anos iniciais do ensino fundamental, previamente será encaminhada uma reflexão sobre Alfabetização e Letramento da língua, nas perspectivas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky e, ainda o alfabetizar-letrando de Magda Soares. Será levantada a potencialidade que há no reconhecimento das experiências e necessidades dos futuros professores para que, ao identificarem as próprias limitações, tenham condições de, enquanto professores-pesquisadores, buscarem constante atualização. Será dado enfoque, a pensar uma formação de professores que possibilite a eles refletirem sobre a relação teoria e prática, reconhecendo a importância de atuarem, primeiramente na própria alfabetização científica, para que tenham condições de atuarem em prol da alfabetização científica dos alunos.

Palavras-chave:
 alfabetização, alfabetização científica, formação de professores, letramento