Poster (Painel)
1095-1 | Construção e avaliação do jogo Ecodinastia para o ensino de ecologia e educação ambiental | Autores: | Inácio1, Severo1, Pedro1 1 UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2 UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Resumo: Em situações de sala de aula os jogos têm sido utilizados como estratégias para superar a grande abstração dos conceitos, porém a forma como o jogo é trabalhado influência na sua proficiência. Este trabalho tem como objetivo explorar o desenvolvimento do jogo didático “Ecodinastia – Construindo uma sociedade sustentável” e avaliar sua pertinência para o ensino de temas ambientais com estudantes dos cursos de licenciatura em química, física e biologia. Participaram 15 discentes sendo eles, integrantes do PIBID – Interdisciplinar - UFRN. As atividades foram realizadas na seguinte sequência a, apresentação da estrutura e regras do jogo Ecodinastia, divisão do grupo, desenvolvimento de uma partida expandida, intercalada com diálogos sobre as temáticas do jogo e, posteriormente, avaliação dos participantes sobre as potencialidades e limitações da proposta. Os resultados apontam para uma grande expansão e comunicação dos conteúdos, onde podemos enxergar os estudantes construindo pontes entre os diversos temas. Palavras-chave: Educação científica, Jogo didático, Formação de professores, Ensino de Ecologia, Educação Ambiental |