Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1095-1

Poster (Painel)


1095-1

Construção e avaliação do jogo Ecodinastia para o ensino de ecologia e educação ambiental

Autores:
Inácio1, Severo1, Pedro1
1 UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2 UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo:
Em situações de sala de aula os jogos têm sido utilizados como estratégias para superar a grande abstração dos conceitos, porém a forma como o jogo é trabalhado influência na sua proficiência. Este trabalho tem como objetivo explorar o desenvolvimento do jogo didático “Ecodinastia – Construindo uma sociedade sustentável” e avaliar sua pertinência para o ensino de temas ambientais com estudantes dos cursos de licenciatura em química, física e biologia. Participaram 15 discentes sendo eles, integrantes do PIBID – Interdisciplinar - UFRN. As atividades foram realizadas na seguinte sequência a, apresentação da estrutura e regras do jogo Ecodinastia, divisão do grupo, desenvolvimento de uma partida expandida, intercalada com diálogos sobre as temáticas do jogo e, posteriormente, avaliação dos participantes sobre as potencialidades e limitações da proposta. Os resultados apontam para uma grande expansão e comunicação dos conteúdos, onde podemos enxergar os estudantes construindo pontes entre os diversos temas.

Palavras-chave:
 Educação científica, Jogo didático, Formação de professores, Ensino de Ecologia, Educação Ambiental