Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1094-1

Poster (Painel)


1094-1

Desenvolvimento Profissional de Professores de Ciências: um esquema de análise

Autores:
Barolli1, Villani2, Nascimento1, Maia2
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas , 2 USP - Universidade de São Paulo

Resumo:
Apresentamos neste trabalho um esquema que se propõe a subsidiar a análise de processos de desenvolvimento profissional de professores em consequência de suas participações em contextos planejados especificamente para esse fim. Na perspectiva de alcançar um esquema de análise para a investigação do desenvolvimento profissional de professores de ciências, efetuamos um cotejamento e uma sistematização dos saberes, conhecimentos, competências e metas propostas na literatura, o que nos permitiu propor oito grandes dimensões de desenvolvimento profissional: atualização nos conhecimentos científicos; atualização nos conhecimentos pedagógicos; organização e condução do ensino; sustentação da aprendizagem dos alunos; participação na gestão escolar; investigação; planejamento da carreira profissional; participação na responsabilidade social. O esquema de análise apresenta bom potencial no sentido de apontar os avanços que projetos de formação continuada conseguem produzir. Essas informações certamente são importantes para orientar uma política de formação continuada.

Palavras-chave:
 desenvolvimento profissional, formação de professores, ensino de ciências


Agência de fomento:
CAPES e CNPq