Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1064-1

Poster (Painel)


1064-1

Contribuições de uma Sequência Didática com Uso de um Experimento Remoto para o Ensino de Física

Autores:
Cardoso1, Takahashi1
1 UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Resumo:
Este trabalho apresenta a análise da aplicação de uma sequência didática com uso do experimento remoto para a determinação da razão carga-massa do elétron, para estudantes do ensino médio. A atividade experimental possibilitou a abordagem do tema Eletromagnetismo de uma forma diferenciada e os resultados apontam contribuições para a promoção de uma nova relação educacional professor-estudante, para o estabelecimento de relações teórico-práticas significativas ao estudante (especialmente no tocante à representação esquemática de circuitos, dispositivos e equipamentos elétricos e suas formas reais), para a minimização da apatia do estudante em sala de aula, para a extensão do tempo e do espaço de aprendizagem para além do tempo e do espaço da sala de aula e para a possibilidade de ganhos de aprendizagens tanto pelo professor, quanto pelo estudante. São discutidos alguns fatores que afetam negativamente na implementação da sequência didática, assim como possíveis maneiras de contorná-los.

Palavras-chave:
 experimentação remota, sequência didática, eletromagnetismo


Agência de fomento:
CAPES e FAPEMIG