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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1058-1

Poster (Painel)


1058-1

Contextos e disposições: análise do desenvolvimento profissional de um professor de Física

Autores:
Nascimento1, Maia2, Barolli1
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, 2 USP - Universidade de São Paulo

Resumo:
As pesquisas na área de Educação e de Ensino têm demonstrado a preocupação em se compreender as particularidades que envolvem e que são inerentes ao trabalho docente. Este trabalho focaliza o desenvolvimento profissional de um professor ao interagir com as demandas de um curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física a partir da perspectiva teórica e metodológica da sociologia disposicionalista e contextualista da ação, ancorada nas contribuições de Lahire. A análise realizada indicou a relevância em abordar o desenvolvimento profissional docente com base em aspectos que transcendem o campo da racionalidade, na medida em que as disposições podem atuar como recursos próprios dos sujeitos, tacitamente mobilizados, para atender a demandas contextuais. Os resultados de nossa investigação apontam também para o fato de que mudanças profundas parecem requerer condições que têm se mostrado estreitamente vinculadas às particularidades das possíveis articulações entre os contextos de formação e disposições dos sujeitos.

Palavras-chave:
 desenvolvimento profissional, disposições, contextos, mestrado profissional, ensino de Ciências


Agência de fomento:
CAPES e CNPq