Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1056-1

Poster (Painel)


1056-1

Compreensões acerca da área de Ciências da Natureza: um olhar para a construção de relações conceituais.

Autores:
RADETZKE, F.S1, LEITE, F.A1, WENZEL, J.S1
1 UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo:
O presente estudo investiga compreensões acerca do termo área do conhecimento com ênfase no processo de relações conceituais. Para tanto, realizamos um estudo em documentos oficiais e, analisamos artigos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências nos últimos 15 anos. Sob os princípios da análise textual discursiva identificamos duas categorias que indiciam as compreensões acerca da constituição da área de Ciências da Natureza, sendo uma teórica que ressalta a organização da área por meio da integração de componentes curriculares com objetos de estudo em comum, sem banalizar as especificidades de cada componente, e outra metodológica que apresenta aspectos de integração que podem ser realizados em sala de aula. Em ambas identificamos aproximações com as perspectivas apontadas nos documentos oficiais e de demais autores da área, num movimento que qualifica o processo de ensino e aprendizagem acenando para uma compreensão mais significativa e articulada dos fenômenos em estudo.

Palavras-chave:
 área do conhecimento, componentes curriculares, ensino aprendizagem.