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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1054-1

Poster (Painel)


1054-1

A EDUCAÇÂO INTEGRAL COMO POSSIBILITADORA DA CONSTRUÇÂO DA CULTURA DE PAZ E DE UMA ÉTICA UNIVERSAL

Autores:
Thiago Dutra1, Diogo Onofre Souza1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
A educação integral é um dever do estado e um direito da sociedade, entendendo o homem como um ser complexo, dotado de múltiplas dimensões e procurando proporcionar o desenvolvimento de sua totalidade, empoderando-o de suas potencialidades. A perspectiva contemporânea de educação integral é baseada nos estudos de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Jaqueline Moll, entre outros. Um dos objetivos principais dessa concepção é formar seres humanos atuantes no mundo, capazes de buscar soluções para os problemas sociais, econômicos e ambientais da atualidade. Nesse sentido, a construção de valores e de uma ética baseada no respeito ao outro, e a busca da consolidação da cultura de paz, aparecem como colaborativas nesse sentido. Os estudos de Jean Piaget e Ubiratan D’Ambrosio, além das considerações sobre a cultura de paz, seguem essa linha argumentativa.

Palavras-chave:
 Educação Integral, Cultura de Paz, Ética