Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1052-1

Poster (Painel)


1052-1

A composição da identidade profissional de professores durante o processo de alterações em um curso de licenciatura: Algumas reflexões.

Autores:
Juliana Ramos1,2, Alcina Da Silva1
1 CEFET/RJ - Centro Federal de Ed Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2 IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
Este trabalho pretende contribuir com algumas reflexões a respeito da identidade profissional docente relacionando algumas ideias trazidas por autores como Contreras, Tardif e Lessard com elementos percebidos no contexto de pesquisa de um grupo de professores que atuaram nas discussões para uma proposta alternativa de projeto político pedagógico para um curso de licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), com elementos curriculares inovadores. Metodologicamente o trabalho utiliza o software Atlas.ti para análise parcial dos dados coletados por meio de entrevistas com os professores, facilitando a visualização de redes entre os códigos atribuídos em determinada etapa do trabalho com trechos das falas dos professores. Foram observados elementos de identificação, como a valorização da construção coletiva das propostas de curso e também a necessidade de uma identidade profissional por parte de alguns professores ao sinalizarem o desejo de estabelecer elementos metodológicos e estruturais que sejam adotados por todos.

Palavras-chave:
 formação de professores, profissionalização, identidade, integração