Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1051-1

Poster (Painel)


1051-1

A formação de professores de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental: análise preliminar nas atas do ENPEC

Autores:
ROSÁRIO, K. D. S.1,2, VENTURIERI, B.1,2, GUSMÃO, A. Z.1,2
1 UEPA - Universidade do Estado do Pará, 2 UNESP - Universidade Estadual Paulista

Resumo:
Trata-se de um estudo exploratório – do tipo Estado da Arte – em trabalhos completos apresentados nas quatro últimas edições do ENPEC, cujo objetivo é analisar publicações recentes que abordem a formação de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O caminho analítico buscou a categorização das variáveis de maior relevância nos trabalhos, baseados na técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin. As categorias analisadas dos 67 artigos pesquisados foram: tipo de pesquisa; tipo de análise; a frequência de trabalhos por ano de evento; distribuição por região geográfica; vinculo do pesquisador. Nossas análises apontam um crescimento considerável de trabalhos nos últimos anos, e as pesquisas de natureza qualitativa do tipo estudo de caso continuam sendo uma forte tendência nas publicações com essa temática, Apontando para a necessidade de um maior aprofundamento e proposição de intervenções didáticas para que as pesquisas tenham um alcance maior no seu objeto de estudo.

Palavras-chave:
 Formação de professores de ciências, Estado da Arte, ENPEC